A chegada à reforma pode ser muito desejada e antecipada, mas a verdade é que também traz um vazio à sua vida, porque deixa de ter algo que lhe ocupa o seu dia na totalidade. No entanto, é uma ótima oportunidade para desenvolver novos passatempos e, muito importante, manter-se ativo e saudável.
Aqui deixo-lhe 5 ideias para que a sua reforma seja realmente os anos de ouro que merece:
Seja ativo
É importante que se mantenha ativo, mas não se preocupe que há várias maneiras interessantes de o fazer: caminhadas, jardinagens, yoga, ginástica, hidroginástica ou dança. E é comum que nas juntas de freguesia existam aulas voltadas para reformados e adaptadas a tudo o que de bom, e menos bom, a idade traz.
Opte por uma dieta saudável
Está mais do que provado que uma dieta saudável é a melhor aliada para que se sinta motivado e energético, portanto é importante que faça boas escolhas na sua alimentação e que beba muita água! Manter-se hidratado ao longo do dia vai permitir que se sinta mais energético e capaz de realizar as tarefas a que se propuser.
Durma bem
A reforma é a altura ideal para descansar bem e 7 horas de sono todas as noites é o ideal para que consiga manter os níveis de energia durante o dia. Além disso, também pode aproveitar para fazer uma sesta de 20/30 minutos a seguir ao almoço para o ajudar a sentir-se renovado para as suas atividades da tarde.
Mantenha uma vida social ativa
Conversas com amigos são importantes para estimular o seu cérebro, mas também para se entreter. O ser humano é um animal social, por isso procure manter-se assim também na reforma. Mais uma vez lhe recordo que as Juntas de Freguesia costumam organizar atividades para reformados, o que pode ser uma boa alternativa para si.
Experimente novos passatempos e atividades
Não há altura melhor para tentar aquele passatempo do que a sua reforma. Comece a pintar, a escrever, bordar, o que quiser! Não se preocupe demasiado em ser bom logo no início, mas sim em divertir-se!
Eu comecei a pintar na minha reforma, para me entreter e manter ocupada. Nunca tinha pintado, mas fui experimentado algumas técnicas e entretanto tornei esse passatempo em algo mais e agora vendo as minhas peças! Saiba mais sobre o meu trabalho aqui.