Cantar num grande palco é o teu grande sonho e é para ele que trabalhas incessantemente.
Queres fazer da representação a tua vida. Seja na televisão, no cinema ou no teatro, sabes que é por aqui o teu caminho e não desistes de lutar e de estudar.
Desfilas como se estivesses a flutuar e as lentes das máquinas fotográficas apaixonam-se por ti assim que te captam.
Esforças-te ao máximo, investes na tua formação, porque sabes que só o talento não chega. Bates a todas as portas na esperança que no meio de tanto não, chegue o tão desejado SIM!
Mas o processo não fácil. Por muito bem preparado que possas estar na tua área, tens de conseguir desenvolver outras competências como o de vendedor. Saberes “vender-te” é fundamental para que alguém aposte na tua carreira. Alguns podem ter uma estrelinha da sorte e serem vistos ou notados sem terem feito para isso.
No entanto é uma minoria quase rara. E que fique claro uma coisa. Não tem a ver com as tuas capacidades, com o facto de seres bom ou de teres talento no que fazes.
Tem a ver com as oportunidades surgirem e que te vejam, ou que pelo menos que estejam despostos a te ver.
Contudo não precisas de desanimar, nem tão pouco ir a correr, frequentar um curso de vendas.
O que terás de fazer, é rodeares-te dos melhores profissionais e aliares-te a uma agência que te represente.
Desfilar na passarela
Por exemplo se quiseres ser modelo, tens de encontrar uma agência que te promova e que esteja a associada a marcas de confiança.
Em muitos casos, as agências aceitam representar caras novas, que ainda não tenham experiência. Aqui encontrarás o apoio que necessitas para começares a tua carreira e compores o teu book.
Luzes, Câmara, Ação!
Algumas das empresas que gerenciam modelos, também representam atrizes e atores. O facto de estares agenciado, permitir-te-á ter acesso a uma maior quantidade de castings, que de outra forma seria muito mais complicado.
Sentir-te-ás apoiado no momento de assinar um contrato, já que a tua agência irá defender sempre os teus interesses.
Aqui são agenciados atores e modelos.
Para além de poderes ter mais informações sobre os castings que vão decorrendo na tua área de trabalho, o facto de teres o nome numa agência, aumenta a probabilidade de hipóteses de seres contactado para uma campanha ou para uma novela, por exemplo,
Ou seja, as produtoras ou marcas que estejam à procura de uma atriz ou de um modelo com determinadas caraterísticas, irão validar junto das agências e ter acesso ao teu portfólio.
Dar música
O mesmo processo ocorre no caso dos músicos ou bandas. Existem inúmeras agências que incluem no seu catálogo, veteranos da música e vozes prontas a serem descobertas.
Apoiar-te-ão na elaboração de dos contratos, de modo a garantir que terás todas as condições necessárias para produzires um grande concerto.
Negociarão datas, palcos, cidades. Farão chegar a tua música às mãos certas. Utilizarão todos os meios disponíveis para que o teu trabalho seja divulgado.
Também aqui, no caso dos músicos, a agência funciona como uma montra de artistas.
Organismos, como por exemplo, câmaras municipais, recorrem às agências para encontrar os artistas que compor o cartaz nas suas festas. Eventos privados e empresariais também podem recorrer a este tipo de serviço para garantir a animação nas suas festas.
Algumas agências que representam músicos, sejam eles cantores ou instrumentistas, para além de gerirem carreiras, também são responsáveis pela produção do espetáculo.
Têm ao seu serviço, equipas vastas com profissionais das mais variadas áreas, que em conjunto tem a capacidade de produzir o concerto dos artistas que representam.
Magia, dança, apresentação, etc…
O agenciamento, não se prende apenas a atores, modelos e músicos.
Várias profissões podem estar representadas em agências.
Mágicos, entertainers e bailarinos são alguns dos profissionais que podemos contratar através de uma agência.
Também podemos descobrir dj’s, animadores infantis, palhaços ou humoristas.
No mundo do pequeno ecrã não estão só os atores e atrizes. Apresentadores de entretenimento, roteiristas e guionistas poderão igualmente ser representados por agências.
Agências com grande presença nacional, também contam com desportistas na sua carteira de agenciados, independentemente das áreas, nas quais atuam.
Os influenciadores digitais, as suas páginas, os seus blogues, já fazem parte do grupo de profissionais que dispõem de um agente.
Quando o número de pessoas alcançadas cresce exponencialmente e começam a ser formadas opiniões a partir das partilhas deste tipo de profissionais é perfeitamente normal que alguma marcas queiram propor parceiras.
Ter influenciadores a expôr a sua opinião sobre produtos e falarem sobre empresas, tornou-se numa forma rápida e rentável de publicitar uma marca ou um artigo novo.
Numa fase inicial, isto pode parecer um grande negócio e deixar-te entusiasmado. No entanto, tens o dever e o direito de escolher bem, as marcas às quais queres ver o teu nome associado. Uma agência dar-te-á toda a ajuda nesta escolha.