Natal de ouro para PME

5 dicas para aumentar as vendas em Dezembro

Mariana Rijo26 Nov 2024
Natal é sinónimo de presentes para toda a família, amigos, quem sabe conhecidos ou colegas de trabalho, verdade? 

Se é proprietário de uma Pequena e Média Empresa (PME), saiba que o mês de Dezembro não traz consigo apenas o Natal, mas também uma chuva de oportunidades para gerar lucro em redor de uma quadra que não passa indiferente aos consumidores.
 Isto porque, com as épocas festivas, o consumidor fica mais predisposto a comprar, o que cria oportunidades únicas para potenciar as vendas e encerrar o ano do seu negócio em grande.
 
 No artigo de hoje apresentamos-lhe 5 dicas essenciais para maximizar os lucros da sua PME neste período do ano. Siga as nossas sugestões, use da imaginação e garanta uma quadra repleta de sucessos!
 
 

1. Aposte em campanhas de Natal personalizadas 


As campanhas festivas criam uma conexão emocional com os clientes. Para destacar o seu negócio, a palavra-chave é “personalizar”!

Mensagens e emails com o nome dos clientes promovem a proximidade e a personalização do serviço, bem como ofertas temáticas. Neste caso, sugerimos a utilização de cores e símbolos natalícios nos materiais de marketing, alusivos à identidade visual da sua marca.
 
 

2. Marketing Digital estratégico é um must-have 


O marketing digital é essencial para alcançar mais consumidores durante todo o ano mas em especial durante a época de Natal. 

Para o efeito, aposte em anúncios pagos (Google ou Meta Ads), criando campanhas focadas em palavras-chave relevantes e alusivas ao Natal.
Não se esqueça do Remarketing, onde relembra os visitantes do seu site ou loja online de que abandonaram uma compra a meio, cativando a sua atenção através de anúncios e e-mails com incentivos, como descontos ou envios gratuitos, por exemplo. 

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3. Simplifique o processo de compra 


Nesta época, pautada por elevados níveis de consumo, todos nós privilegiamos processos instantâneos e intuitivos, verdade? 

Assim, torna-se importante para os consumidores que as suas compras possam ser realizadas de forma rápida e prática. Para o efeito, o pagamento simplificado através de plataformas como MBWay ou Paypal será, certamente valorizado pelos seus clientes.

Dica extra: Por ser uma altura do ano que gera especial afluência às compras online, as transportadoras nem sempre têm mãos a medir. Marque a diferença e crie parcerias com serviços de transporte para as encomendas expedidas, garantido entregas rápidas e antes do Natal.
 
 

4. Tire o máximo partido das redes sociais 


Cada vez mais fundamentais em vários processos e contextos, as redes sociais serão ferramentas essenciais para alavancar o seu negócio, atrair novos clientes e, por consequência, potenciar as vendas, claro!
 
 Crie uma “montra digital”. Mas como assim?
 No feed das redes sociais do seu negócio, faça publicações com carrosséis de imagens ou vídeos, expondo os produtos mais vendidos e populares ou, simplesmente, a dar a conhecer a sua oferta.

Poderá complementar o conteúdo com lives e demonstrações regulares como forma de incentivar os seus seguidores ao ato de compra. Giveaways e passatempos temáticos também são sempre uma excelente opção!

Dica extra: Conte com a ajuda da Páginas Amarelas para fazer das suas redes sociais verdadeiros casos de sucesso! Consulte o site e conheça todas as opções disponíveis para o seu negócio! 

 

5. Aproveite o pós-venda 


O pós-venda é uma etapa estratégica que pode muito bem ser a chave para o contínuo sucesso do seu negócio, através da fidelização  do cliente.
Como? 

Demonstre aos seus clientes que os valoriza. Um simples agradecimento personalizado por email, numa comunicação clara e genuína, pode causar um impacto positivo e reforçar o vínculo emocional com a sua marca.
Outra forma eficaz de fidelização é oferecer descontos exclusivos para futuras compras, podendo assim incentivar o cliente a voltar, mesmo após o período de Natal. 

 

Natal: um sapatinho cheio de oportunidades 


Ser uma PME não significa estar em desvantagem no mercado durante a quadra natalícia. Como vimos, esta pode, pelo contrário, ser uma oportunidade única de flexibilidade e reinvenção com impactos significativos nos lucros da sua empresa.
 
 Prepare a sua estratégia com antecedência, mantenha a comunicação clara e aposte no espírito de Natal para conquistar clientes. Afinal, um fim de ano de sucesso pode ser o primeiro passo para começar 2025 com o pé direito! 

Saiba mais sobre as ferramentas de Marketing Digital disponibilizadas pela Páginas Amarelas e faça desta uma época de ouro para o seu negócio! 

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