Puro consumismo para muitos, celebração do amor para tantos outros, a verdade é que o Dia dos Namorados está quase a chegar e, amores à parte, esta é uma data que vale a pena assinalar no seu calendário de vendas. Afinal, simbólico ou grandioso, quem é que não gosta de receber um presente?
No Dia dos Namorados, à semelhança do Natal e da Black Friday, há mais vontade em comprar e o seu negócio pode – e deve! - aproveitar para aumentar as vendas, quer na loja física quer na loja online.
O que pode, então, fazer para vender mais no Dia de São Valentim? Temos cinco dicas para potenciar os resultados do seu negócio:
No Dia dos Namorados, à semelhança do Natal e da Black Friday, há mais vontade em comprar e o seu negócio pode – e deve! - aproveitar para aumentar as vendas, quer na loja física quer na loja online.
O que pode, então, fazer para vender mais no Dia de São Valentim? Temos cinco dicas para potenciar os resultados do seu negócio:
1️⃣ Selecione os produtos certos
As flores e os chocolates até podem ser os artigos mais facilmente associados a esta data, mas quem disse que não pode inovar? A criatividade pode ser a chave para o sucesso e o Dia dos Namorados não tem necessariamente de ser só para casalinhos - há muitos solteiros que podem ser o público-alvo da sua campanha.
💛 Definir os objetivos é o primeiro passo para qualquer campanha e todas as ações, online e offline, devem ser alinhadas de forma a atingir esses objetivos.
2️⃣ Aposte na decoração alusiva à data
Quando Camões escreveu que o “Amor é fogo que arde sem se ver” estava, claramente, muito longe de saber o impacto que uma montra bem decorada tem nos consumidores, quer na loja física quer na loja online.
💛 Utilize os mesmos elementos decorativos para que os seus clientes identifiquem facilmente o seu negócio online ou offline.
3️⃣ Acrescente valor aos seus clientes
Mais importante do que listar as características de um determinado produto/serviço é mostrar aos seus clientes o que vão receber se adquirirem esse produto/serviço.
💛Os consumidores não compram apenas produtos, mas sim experiências que reforçam a sua identidade ou que têm um valor emocional associado.
4️⃣ Disponibilize várias opções de pagamento
Nada é mais frustrante para um consumidor do que não conseguir pagar o que quer comprar. Disponibilizar diferentes métodos de pagamento é uma mais-valia para os seus clientes e para o seu negócio que se destaca da concorrência.
💛 Lembre-se que, hoje em dia, os consumidores preferem pagamentos com o telemóvel ou por MB Way.
5️⃣ Divulgue a sua campanha especial
Como é que os consumidores vão entrar na sua loja, online ou física, se não promove o seu negócio? Mais uma vez, a criatividade pode ser decisiva para chamar a atenção dos consumidores e, caso o seu orçamento permita, pode combinar publicidade online e offline para chegar a mais pessoas.
💛Não se esqueça dos seus clientes habituais! Envie-lhes um e-mail personalizado em primeira mão – ser atencioso também é um gesto de amor.
Os portugueses gostam de celebrar o amor!
Em 2024, os gastos dos portugueses no Dia dos Namorados rondaram os 130 milhões de euros, um valor que reflete um crescimento moderado em comparação com anos anteriores. Flores e chocolates continuam a ser muito procurados, mas a personalização foi uma tendência crescente no ano passado, com as joias gravadas, as fotografias personalizadas e os presentes artesanais a ganhar popularidade entre os consumidores.
No ano passado, 61,7% dos portugueses pretendiam adquirir os presentes até uma semana antes da data. Se ainda não preparou nada, está na altura de fazer os seus clientes apaixonarem-se pelos seu negócio! Boas vendas 🛒🛍️