O mercado oferece diversos modelos de balanças para pesagem em processos industriais. Cada tipo tem como objetivo responder a especificidades da indústria, como fabricantes de medicamentos, produtos alimentícios, higiene e limpeza, bebidas, entre outros.
Pesagem em processos industriais
Benefícios da pesagem em processos industriais
- Controlo de produção: a pesagem proporciona um maior controlo de produção, evitando que o trabalho tenha de ser refeito e o desperdício de matéria prima. Quando se estipulam preços pelos produtos, é necessário calcular com exatidão, por exemplo, a quantidade necessária de matéria prima para fabricar determinado produto. Erros na pesagem distorcem os cálculos de produção.
- Gestão de stock: falhas da pesagem em processos industriais afetam a gestão de stock. Se o consumo for maior na produção da quantidade de produtos programada, faltará material em stock. Em sentido contrário, produtos com peso abaixo da medida ideal, resultam em sobras de stock.
- Redução de custos operacionais: dimensionar corretamente o custo operacional da empresa é essencial para atingir o ponto de equilíbrio entre receita e despesa. Para isso, a pesagem em processos industriais deve ser controlada com absoluta precisão, para não elevar os custos com desperdícios ou atrasos na entrega aos clientes por erro de cálculo.
- Otimização de processos: existem sistemas de pesagem industrial que possibilitam a identificação de materiais com códigos de barras. Nas etiquetas, são impressos os dados relacionados com o material, a ordem, o lote, a pesagem e a colocação do código de barras. O que garante mais segurança e agilidade nas etapas seguintes.
- Gestão de logística: custos de transporte são calculados também com base no peso da carga, uma vez que o transporte pode ficar mais caro, por causa do excesso de carga. Daí a necessidade de balanças na linha de produção, no armazém e no transporte.
- Satisfação do cliente: disparidades entre o peso informado na embalagem e o peso real do produto causam bastante insatisfação e a consequente devolução, reclamação e até mudança de marca. Tudo isto pode resultar em prejuízos financeiros para a empresa. Quando a pesagem é precisa, não existe este tipo de problema.
- Conformidade legal: a empresa deve ficar atenta à legislação e normas técnicas com relação ao peso de produtos. O transporte de carga é regulado e fiscalizado. Aliás, um dos campos a preencher numa guia de transporte é justamente o peso total transportado. O excesso de carga pode levar a multas aplicadas pela fiscalização feita por entidades do estado, em operações de fiscalização rodoviárias. Algo que irá ter um impacto negativo na imagem da empresa, fora as penalizações impostas pela lei.