A antena parabólica revolucionou o mercado nos anos 90 quando houve a transição entre os sinais analógicos para o digital.
Na hora de instalar a antena, para obter um sinal satisfatório, a antena deve ser apontada diretamente para o satélite (virado para sul), sem nenhum tipo de obstáculos: edifícios, árvores, etc. Ela pode ser instalada na parede, no pátio, no jardim ou no telhado da casa, e o mais próximo da divisão onde vai estar a televisão.
Depois da montagem, sintonize os canais através do telecomando e tente fixar os cabos da antena de forma ‘estética’ até à televisão.
A instalação está feita. Mas, como sintonizar a antena parabólica?
Em primeiro, ligue a televisão, pressione no botão ‘On’ ou ‘Play’ do recetor e carregue na tecla ‘vídeo’ do telecomando. Depois, com o apoio do manual de instruções da antena parabólica, configure as funções do recetor.
Desta forma, dentro das opções que vão aparecer, deve escolher o melhor sinal para ter canais com qualidade de imagem. Um ponto a salientar aqui: nem todos os satélites tem uma frequência de qualidade. Isso depende muito da região onde reside. Por isso, é preciso testar várias vezes para ter a certeza que é a melhor opção em termos de frequência. Sintonizar é um passo bastante demoroso mas que vale a pena para não voltar a fazer estes passos nos próximos dias!
Se não se sentir confiante, relembramos que as Páginas Amarelas podem sempre o/a ajudar:
Serviços de instalação de antenas. E para quem quiser obter mais informações sobre os tipos de antenas, veja
este artigo muito interessante.
Instalar… feito! Sintonizar… feito! Só falta preparar as pipocas e descontrair com uma série fantástica… que tal um episódio do MacGyver?