Além de ser um passatempo enriquecedor, vários estudos demonstram que fazer jardinagem e ter contacto com a terra tem imensos benefícios (mentais e físicos): bem-estar, alívio do stress, melhora a alimentação, aumenta a autoestima, diminui o sedentarismo, queima calorias, exercita o cérebro... em suma, fica mais saudável, mais humano, mais feliz!
Para quem não tem um pequeno terreno, existem várias soluções para ter plantas e flores nas varandas ou dentro de casa. Não há desculpas!
Mas, quais são as principais tendências na área da jardinagem?
1. Jardim urbano
Atualmente, este tipo de jardinagem tem cada vez mais adeptos: dentro de casa, nas varandas, nos terraços... A maioria são pessoas que tiveram este contacto na sua infância, sentiu saudades e voltou a plantar, semear, cultivar. Pode ser apenas ervas aromáticas, mas o passo mais importante é começar e sentir-se melhor e mais confiante.
Uma pequena ajuda para quem não tem muita luz natural: existem sistemas de luz com LED para imitar a luz solar. As plantas mais comuns para este tipo de tendência: ervas aromáticas, cactos e suculentas.
Devido à preocupação com os alimentos biológicos, as hortas em casa estão cada vez mais na moda. Cozinhas com jardins verticais para ocupar menos espaço, janelas semeadas de plantas,...
Mesmo não tendo muito tempo ou espaço em casa, ter alimentos caseiros, sem pesticidas, e colher para colocar nas saladas, nos sumos, é um sentimento tão bom.
Vale a pena tentar!
3. Selva urbana
Precisa de ajuda? Como prometido, segue uma lista de jardineiros e empresas de jardinagem com excelentes referências:
- Jardineiros lagoenses - Cabouco
- Jardineiros da Quinta de São Pedro - Ribeira Seca
- Jardim Primavera - Sintra
- DecoGarden - Leiria
- Jardins do Restelo - Lisboa
Se eu podia viver sem fazer jardinagem? Podia, mas não era a mesma coisa!