Uma profissão antiga: ser funileiro

Hoje em dia, os funileiros são escassos, como qualquer profissão que requer algumas capacidades físicas e manuais. Mas, o que faz um funileiro? Será que é uma profissão em vias de extinção ou pode ter um novo 'boost' como aconteceu com as costureiras?

Nadine Gomes28 Jan 2020
O que faz um funileiro?
Um funileiro ou ainda chamado bate-chapa é um homem que fabrica manualmente peças moldadas a partir de chapas de metal (por exemplo, as folhas de flandres ou aço galvanizado). Esta profissão bastante criativa permitia fabricar: cântaros, alguidares, potes, baldes, alambiques, entre outros utensílios ou objetos tão importantes na época.

Hoje em dia, o mais habitual será fabricar ou consertar tanques, caldeiras, peças metálicas, utensílios em alumínio, chapa zincada ou folha de flandres... muitas vezes ligado ao ramo industrial ou automóvel. Além disso, esta profissão teve uma evolução e passou a designar também o responsável pela reparação das partes metálicas dos carros.

O objetivo deste trabalho manual requer golpes com martelo ou outros utensílios para dar a forma desejada à peça em questão.

Onde pode trabalhar um funileiro?
Qualquer pessoa pode aprender a funilaria. Basta vontade, paciência e dedicação.
Depois, poderá exercer esta atividade em:
•        Indústrias
•        Revendas
•        Oficinas mecânicas
•        Empresas de inspeção técnica
•        Assistência técnica
•        Prestação de serviços

Precisa de um funileiro?
Nas Páginas Amarelas, temos várias opções disponíveis consoante a sua localização:

Quer promover algum amigo ou familiar que faz história com este tipo de serviços? Comente e partilhe connosco!
Autor
Comunicar é a ‘minha praia’, quer seja em meios mais institucionais ou mais informais. Adoro um bom filme, boa música, uma viagem dentro ou fora do país, e sou apaixonada por terapias alternativas e receitas vegan.
Artigos do mesmo AutorArtigos Recomendados