O botox age evitando a contração muscular. Há um relaxamento do músculo por atuação dos receptores de acetilcolina, uma substância que determina a contração muscular. A ação não é paralisia, pois não desejamos um rosto congelado e inexpressivo.
A aplicação do botox é feita nos pontos corretos, para que haja um relaxamento temporário de alguns músculos, deixando a fisionomia mais leve e jovial. Cada paciente se expressa de uma forma, por isso é importante que o dermatologista análise a mímica facial de cada paciente, para que possa intervir da forma mais leve e natural possível.
O botox certamente age na prevenção das rugas estáticas, aquelas que marcam a pele e deixam fratura. Com o botox, a formação dessas rugas estáticas é evitada porque tratam-se as rugas quando elas são apenas rugas de expressão. Ao longo da vida, a gente faz várias expressões na face e algumas, com o passar do tempo, terminam em marcas. Antes que essas marcas apareçam, podemos atenuar aquele movimento de forma que não tenha a ruga estática. Então, o botox realmente tem uma ação preventiva.