O que é a agricultura
Era disso que, maioritariamente, as pessoas viviam. De uma área onde se cultivava aquilo que, mais tarde se comia. Estamos, por isso, a falar de uma altura em que não existiam os serviços que hoje conhecemos, tão comuns como as mercearias ou os supermercados.
As sementes eram lançadas na terra e era preciso aguardar até que o alimento crescesse e atingisse a altura ideal para ser colhido. Da terra para a mesa, era assim que a maior parte das populações vivia antigamente, numa prática que ainda hoje perdura em certos pontos do país.
O significado da agricultura
Em termos mais específicos, podemos dizer que a agricultura é constituída por um conjunto de técnicas diferentes que, consoante aquilo que se está a cultivar, se ocupa de novas e específicas formas de produção.
Mas, aquilo que essas técnicas têm em comum é o facto de cultivarem, de uma forma ou de outra, produtos agrícolas com o objetivo de obter, maioritariamente, alimentos e bebidas.
A agricultura também pode ser referida como uma ciência, porque na verdade o é, ainda que tenha um outro nome. Estamos a falar, por isso, da agronomia, a área responsável pelo estudo das principais características das plantas e dos solos, com o objetivo de melhorar as técnicas utilizadas.
A agricultura beneficia muito da agronomia por ser esta última a responsável por estudar e indicar os melhores locais para cada uma das plantações. Como bem sabes, cada produto tem as suas especificidades de cultivo, pelo que as condições perfeitas para que o seu crescimento aconteça não são transversais a todos.
Em poucas palavras, a agricultura é vista como a arte de cultivar os campos. Como já referido, cada produto tem as suas necessidades específicas de plantação e cultivo e são os agricultores os verdadeiros responsáveis por garantir que cada alimento cresce de forma saudável. Na verdade, são vários os fatores que influenciam o crescimento de um produto, dos quais destacamos:
- As características do solo (estrutura, textura, substâncias minerais e microorganismos);
- O nível do lençol freático;
- O clima (temperatura, frequência de precipitação, de sol e vento)
Antigamente, era o agricultor que se inteirava de todos estes fatores e plantava cada produto de acordo com o seu conhecimento do próprio e da área a cultivar. Os séculos foram passando e com eles chegaram as primeiras máquinas agrícolas, que aceleram processos de produções em massa.
O que é a horticultura
Da horticultura também fazem parte a jardinagem e os arranjos florais, por se relacionarem com os segmentos de atividade acima mencionados. Este é um dos ramos mais importantes da agricultura - veja-se pela existência de cursos superiores especializados em horticultura.
Tendo em consideração aquilo de que a horticultura se ocupa, é possível afirmar que, esse ramo, inclui outras especificações, nomeadamente:
- Silvicultura: ciência que trata e estuda a cultura das matas e outras plantações;
- Fruticultura: ocupa-se da cultura de árvores frutíferas;
- Floricultura: ocupa-se, maioritariamente, do cultivo de flores;
- Cultivo de plantas medicinais: como é o caso do absinto, alecrim, acorus e agastache;
- Cultivo de cogumelos (comestíveis ou não).
A partir desta distinção, já terás percebido que existe uma diferença grande entre a agricultura e a horticultura. É claro que, a última, também se ocupa da produção de certos alimentos, como é o caso dos legumes e frutos, mas a sua área de atuação não se esgota aí.
A horticultura ocupa-se de um ramo muito mais específico e investe no estudo de outras áreas mais específicas, enquanto a agricultura compreende todos os ramos envolvidos no cultivo de produtos agrícolas - com o fim último de alimentação, na maior parte das vezes.
A horticultura é igualmente responsável por investigar as condições ideais para produzir os produtos que produz. Apesar de fazer parte da agricultura, este ramo é independente e coexiste numa realidade muito própria.
Mas há outros ramos que se inserem na agricultura, como é o caso da agricultura biológica, por exemplo. Na verdade, à medida que os anos passam, parecem existir cada vez mais ramos, cada vez mais especializados naquilo que produzem e comercializam.