TURISMO SUSTENTÁVEL EM PORTUGAL: 5 ALOJAMENTOS IMPERDÍVEIS

Destinos de férias onde o ambiente assume o papel principal

Mariana Rijo06 Jun 2024
 
TURISMO SUSTENTÁVEL EM PORTUGAL: 5 ALOJAMENTOS IMPERDÍVEIS 

Destinos de férias onde o ambiente assume o papel principal 
O Verão está a chegar e, com ele, chegam as férias “grandes” e muitos momentos em família ou com o grupo de amigos. Quem não tem uma mão cheia de boas memórias que envolvam calor e sol?
 
Atualmente, existem diversas formas aproveitar as férias, sendo que já é possível aliar o turismo ao bem-estar ambiental.
 
Como? Através do turismo sustentável! 

O que é o Turismo Sustentável?
É uma forma de turismo cujo principal objetivo passa por minimizar os impactos negativos no meio ambiente, na sociedade e na economia. Por outro lado, procura também gerar retorno e benefícios para as comunidades locais, promovendo a sua conservação cultural e ambiental. 

As vantagens de optar pelo turismo sustentável ao invés do turismo convencional vão muito além das já referidas. Porém, é de ressalvar que a principal preocupação destes alojamentos, na sua maioria particulares, assenta na consciencialização da responsabilidade ambiental de cada um de nós, através da promoção da eficiência energética, da redução de resíduos ou do uso de recursos renováveis. Também a minimização da poluição, da conservação dos recursos naturais bem como da proteção da vida silvestre e selvagem são princípios fundamentais. Afinal de contas, o ambiente não tira férias e a nossa pegada ambiental também não! 

Quais os melhores alojamentos de turismo sustentável em Portugal? 
Esclarecidos e conscientes desta recente modalidade de turismo que deixa cada vez mais portugueses rendidos, partimos à descoberta dos melhores lugares para explorar a fundo umas férias descontraídas na companhia de família ou amigos, em conhunhão com a natureza.
 
Que comece a nossa viagem!

1. Reserva Alecrim
O Reserva Alecrim é um resort de glamping ecológico na Costa Alentejana, em Santiago do Cacém. Com uma extensão de 28 hectares,  o espaço oferece uma variedade de acomodações, como domos, auto-caravanas, tendas de safari, eco-suítes, casas de campo e tiny houses.
 
Os hóspedes podem desfrutar de comodidades como piscinas biológicas e infinitas, onde não há lugar para produtos químicos, sendo a manutenção feita de forma a proteger o ambiente.
 
Estão também disponíveis serviços de massagem e áreas para a prática de meditação e yoga.
O resort enfatiza a sustentabilidade e a simplicidade, proporcionando conforto em plena natureza. Neste sentido, são desenvolvidas várias iniciativas-chave focadas na proteção ambiental, mas também no desenvolvimento humano e no apoio à economia local.
 
O Reserva Alecrim funciona como um retiro ecológico, perfeito para umas férias românticas, em família ou, por que não, sozinh@. 

2. Cerdeira – Home for Creativity
Localizado na serra da Lousã, o Cerdeira – Home for Creativity é um excelente exemplo de turismo sustentável em Portugal que, certamente, todos irão adorar.

Este retiro artístico e ecológico oferece uma experiência única, com pitorescas casas de xisto, restauradas com recurso a técnicas tradicionais e materiais locais.

O Cerdeira promove assim práticas sustentáveis, incluindo o uso de energias renováveis, a reciclagem e a implementação de sistemas de gestão de água eficientes. Além disso, a comunidade incentiva a criatividade e a aprendizagem através de workshops e cursos realizados na própria aldeia, integrando a sustentabilidade ambiental com o desenvolvimento cultural​.

Se é amante da natureza, não deixe de visitar a aldeia de Cerdeira. Conheça os seus riachos e trilhos e encante-se com este alojamento onde a criatividade não tem limites!

3. Casa das Palmeiras – Nature Houses & Pedagogic Farm
Situada em Mangualde, a Casa das Palmeiras é um espaço de turismo sustentável certificado, que faz as delícias de miúdos e graúdos!
 
Este encantador alojamento destaca-se pela sua piscina biológica, que oferece uma alternativa natural e ecológica às piscinas convencionais. O jardim infantil e a quinta pedagógica proporcionam às crianças uma experiência educativa e divertida, enquanto a horta biológica e o jardim dos aromas promovem um contacto direto com a natureza, tendo sempre em conta a vertente sustentável do espaço.
Aqui poderá contar com atividades diversificadas, nomeadamente Equicoaching, passeios de pónei, picnics ou massagens relaxantes.
 
A Casa das Palmeiras utiliza práticas ecológicas em todas as suas vertentes onde o respeito pelos animais e pelo ambiente são uma prioridade. Garantem assim uma estadia harmoniosa com a natureza, proporcionando aos hóspedes uma verdadeira experiência de turismo sustentável​. 

Gostaria de aliar a vida do campo a uns dias relaxantes?
Chegou ao sítio certo! 

4. Chão do Rio – Turismo de Aldeia
A nossa próxima paragem é o coração da Serra da Estrela, pois é no pitoresco lugar de Travancinha, no concelho de Seia que encontramos o Chão do Rio – Turismo de Aldeia.
 
Este alojamento é um excelente exemplar da sustentabilidade no turismo, uma vez que a propriedade se integra harmoniosamente na paisagem natural, utilizando práticas ecológicas como a energia solar e a gestão responsável da água.
As suas casas de campo, em pedra e madeira, com telhados de colmo, mantêm a traça tradicional e oferecem um conforto rústico e autêntico, com direito a saborear iguarias regionais, servidas ao pequeno-almoço! 

A propriedade inclui uma piscina biológica, uma charca com diversas espécies de fauna e flora locais e uma horta orgânica, de onde provém parte dos hortícolas servidos nas refeições providenciadas pelo alojamento.
 Com atividades ao ar livre como caminhadas, massagens, concertos de taças tibetanas e observação da fauna local, o Chão do Rio proporciona uma experiência inesquecível de contacto profundo com a natureza e com a cultura local. 

Pause a rotina e venha visitar o Chão do Rio!
 
5. Biovilla Sustentabilidade 
A nossa última paragem não se deixa vergar perante os alojamentos fantásticos que apresentámos antes, pois o Biovilla Sustentabilidade é igualmente imperdível!
Localiza-se em Palmela, em pleno Parque Natural da Serra da Arrábida, e promove o turismo sustentável de forma completa e integrada, sendo o “Desperdício Zero” o seu maior mote. 

As instalações do Biovilla dispõem de um reservatório de recolha de águas da chuva que são recicladas e utilizadas no alojamento, sendo também as energias renováveis uma forte aposta.
 No sentido de se tornar um espaço inclusivo e acessívei a todos, apostam no conceito de co-living e co-housing e no Programa VER – Viveiro de Emprego Regenerador, por forma a impactar positivamente o desemprego na região de Palmela e Setúbal.
 
O Biovilla conta com uma horta biológica que fornece ingredientes frescos e orgânicos. Oferece ainda diversas atividades educativas e workshops sobre permacultura e práticas ecológicas, fomentando a consciência ambiental entre os visitantes.
É assim que o Biovilla proporciona,  não só uma estadia relaxante em contato com a natureza, mas também nos inspira a adotar um estilo de vida mais sustentável.
 
Escolha o Biovilla Sustentabilidade e veja o turismo de uma outra perspetiva!
 
Partir à descoberta!
O turismo sustentável procura assim criar um equilíbrio onde o turismo possa prosperar sem comprometer a capacidade das gerações futuras de desfrutar das mesmas experiências. Envolve esforços coletivos de governos, empresas, comunidades e turistas para garantir que as viagens impactem o Mundo e o ambiente de forma positiva, sendo também nossa a responsabilidade de optar por soluções que minimizem a nossa pegada ambiental enquanto turistas. 

Mas...com tantas opções incríveis, o difícil será escolher, verdade?

Consulte o nosso Diretório e decida hoje mesmo qual o seu próximo destino de férias sustentáveis! 

Artigos do mesmo AutorArtigos Recomendados