Atualmente, existem diversas formas aproveitar as férias, sendo que já é possível aliar o turismo ao bem-estar ambiental.
Como? Através do turismo sustentável!
É uma forma de turismo cujo principal objetivo passa por minimizar os impactos negativos no meio ambiente, na sociedade e na economia. Por outro lado, procura também gerar retorno e benefícios para as comunidades locais, promovendo a sua conservação cultural e ambiental.
Esclarecidos e conscientes desta recente modalidade de turismo que deixa cada vez mais portugueses rendidos, partimos à descoberta dos melhores lugares para explorar a fundo umas férias descontraídas na companhia de família ou amigos, em comunhão com a natureza.
Que comece a nossa viagem!
O Reserva Alecrim é um resort de glamping ecológico na Costa Alentejana, em Santiago do Cacém. Com uma extensão de 28 hectares, o espaço oferece uma variedade de acomodações, como domos, auto-caravanas, tendas de safari, eco-suítes, casas de campo e tiny houses.
Os hóspedes podem desfrutar de comodidades como piscinas biológicas e infinitas, onde não há lugar para produtos químicos, sendo a manutenção feita de forma a proteger o ambiente.
Estão também disponíveis serviços de massagem e áreas para a prática de meditação e yoga.
O resort enfatiza a sustentabilidade e a simplicidade, proporcionando conforto em plena natureza. Neste sentido, são desenvolvidas várias iniciativas-chave focadas na proteção ambiental, mas também no desenvolvimento humano e no apoio à economia local.
O Reserva Alecrim funciona como um retiro ecológico, perfeito para umas férias românticas, em família ou, por que não, sozinh@.
Localizado na serra da Lousã, o Cerdeira – Home for Creativity é um excelente exemplo de turismo sustentável em Portugal que, certamente, todos irão adorar.
Este retiro artístico e ecológico oferece uma experiência única, com pitorescas casas de xisto, restauradas com recurso a técnicas tradicionais e materiais locais.
O Cerdeira promove assim práticas sustentáveis, incluindo o uso de energias renováveis, a reciclagem e a implementação de sistemas de gestão de água eficientes. Além disso, a comunidade incentiva a criatividade e a aprendizagem através de workshops e cursos realizados na própria aldeia, integrando a sustentabilidade ambiental com o desenvolvimento cultural.
Se é amante da natureza, não deixe de visitar a aldeia de Cerdeira. Conheça os seus riachos e trilhos e encante-se com este alojamento onde a criatividade não tem limites!
3. Casa das Palmeiras – Nature Houses & Pedagogic Farm
Situada em Mangualde, a Casa das Palmeiras é um espaço de turismo sustentável certificado, que faz as delícias de miúdos e graúdos!
Este encantador alojamento destaca-se pela sua piscina biológica, que oferece uma alternativa natural e ecológica às piscinas convencionais. O jardim infantil e a quinta pedagógica proporcionam às crianças uma experiência educativa e divertida, enquanto a horta biológica e o jardim dos aromas promovem um contacto direto com a natureza, tendo sempre em conta a vertente sustentável do espaço.
Aqui poderá contar com atividades diversificadas, nomeadamente Equicoaching, passeios de pónei, picnics ou massagens relaxantes.
A Casa das Palmeiras utiliza práticas ecológicas em todas as suas vertentes onde o respeito pelos animais e pelo ambiente são uma prioridade. Garantem assim uma estadia harmoniosa com a natureza, proporcionando aos hóspedes uma verdadeira experiência de turismo sustentável.
Chegou ao sítio certo!
A nossa próxima paragem é o coração da Serra da Estrela, pois é no pitoresco lugar de Travancinha, no concelho de Seia que encontramos o Chão do Rio – Turismo de Aldeia.
Este alojamento é um excelente exemplar da sustentabilidade no turismo, uma vez que a propriedade se integra harmoniosamente na paisagem natural, utilizando práticas ecológicas como a energia solar e a gestão responsável da água.
As suas casas de campo, em pedra e madeira, com telhados de colmo, mantêm a traça tradicional e oferecem um conforto rústico e autêntico, com direito a saborear iguarias regionais, servidas ao pequeno-almoço!
Com atividades ao ar livre como caminhadas, massagens, concertos de taças tibetanas e observação da fauna local, o Chão do Rio proporciona uma experiência inesquecível de contacto profundo com a natureza e com a cultura local.
Localiza-se em Palmela, em pleno Parque Natural da Serra da Arrábida, e promove o turismo sustentável de forma completa e integrada, sendo o “Desperdício Zero” o seu maior mote.
No sentido de se tornar um espaço inclusivo e acessívei a todos, apostam no conceito de co-living e co-housing e no Programa VER – Viveiro de Emprego Regenerador, por forma a impactar positivamente o desemprego na região de Palmela e Setúbal.
O Biovilla conta com uma horta biológica que fornece ingredientes frescos e orgânicos. Oferece ainda diversas atividades educativas e workshops sobre permacultura e práticas ecológicas, fomentando a consciência ambiental entre os visitantes.
É assim que o Biovilla proporciona, não só uma estadia relaxante em contato com a natureza, mas também nos inspira a adotar um estilo de vida mais sustentável.
Escolha o Biovilla Sustentabilidade e veja o turismo de uma outra perspetiva!
O turismo sustentável procura assim criar um equilíbrio onde o turismo possa prosperar sem comprometer a capacidade das gerações futuras de desfrutar das mesmas experiências. Envolve esforços coletivos de governos, empresas, comunidades e turistas para garantir que as viagens impactem o Mundo e o ambiente de forma positiva, sendo também nossa a responsabilidade de optar por soluções que minimizem a nossa pegada ambiental enquanto turistas.
Consulte o nosso Diretório e decida hoje mesmo qual o seu próximo destino de férias sustentáveis!