SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS: UM BEM NECESSÁRIO

A importância da implementação deste conceito em PMEs

Mariana Rijo18 Jul 2024
Nos dias de hoje, a sustentabilidade deixou de ser um diferencial competitivo, tendo-se tornado uma necessidade para a sobrevivência das empresas, independentemente do seu tamanho. Para as pequenas e médias empresas (PMEs), incorporar práticas sustentáveis pode parecer um desafio, mas é uma estratégia essencial que pode trazer inúmeros benefícios, tanto a curto como a longo prazo. Este artigo será o ponto de partida para dissecar um tema ainda pouco abordado na atualidade, esclarecendo algumas questões cruciais, bem como um conjunto de dicas úteis para empresários que desejem integrar esses princípios nos seus negócios. 

É proprietário de uma pequena ou média empresa? Então não deixe de ler o nosso artigo de hoje! 

 

Os dados estão lançados 

Apesar da crescente consciencialização das grandes empresas relativamente à importância da sustentabilidade e de estas aplicarem inclusive algumas medidas neste sentido, o Observatório dos ODS nas empresas portuguesas indica-nos que a situação difere bastante no que toca à consciencialização das PMEs, que se encontram ainda numa fase embrionária do processo. Sendo que estas representam 99,9% do total das empresas nacionais, estes poderão ser dados  importantes uma vez que, a partir de 2026, grande parte das PMEs portuguesas serão obrigadas a reportar os seus índices de sustentabilidade. Esta ação, denominada Reporte Corporativo de Sustentabilidade, abrangerá diversos temas, nomeadamente as alterações climáticas. O principal objetivo será o de reduzir e mitigar os impactos negativos das empresas sobre o meio ambiente. 

Dada a conjuntura atual e a crescente importância do tema, consideramos importante esclarecer algumas questões relativamente ao mesmo para lhe dar conta dos elementos mais importantes. 
Vamos a isso! 
 

Afinal, porque é que a sustentabilidade é importante para as PME’s? 


A resposta a esta questão é abrangente, incluindo diversas vantagens que, certamente, chamarão a atenção dos mais distraídos. Confiramos, então, ponto por ponto: 
  • Vantagem competitiva: Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental das suas escolhas. Empresas que adotam práticas sustentáveis podem atrair e reter clientes que valorizam a responsabilidade ambiental. 
  • Redução de custos: Práticas sustentáveis resultam, frequentemente, em eficiência energética e redução de desperdícios, o que pode diminuir os custos operacionais. 
  • Acesso a novos mercados: Muitas grandes empresas e governos estão a dar prioridade a fornecedores que demonstram compromisso com a sustentabilidade, abrindo portas para PMEs que adotem essas práticas. 
  • Reputação e marca: Empresas sustentáveis tendem a ter uma imagem mais positiva junto do público, o que pode fortalecer a marca e aumentar a lealdade dos clientes. 
  • Regulamentação e incentivos: Vários governos em todo o mundo estão já a implementar regras mais rigorosas, bem como a oferecer incentivos fiscais para empresas que adotem práticas sustentáveis. 
 

Como pode incorporar a sustentabilidade na sua própria empresa? 

Conheça as nossas 7 dicas infalíveis! 

Sabemos que a mudar paradigmas e organizações será sempre um processo longo. No entanto, a chave está no primeiro passo: começar. 
Assim, compilámos 7 dicas práticas para que possa começar já hoje a implementar a sustentabilidade na sua empresa.  
  1. Aumentar a eficiência energética 
Substituir lâmpadas incandescentes por LEDs, investir em equipamentos energeticamente eficientes e utilizar sensores de presença para iluminação podem reduzir significativamente o consumo de energia.
  2. Efetuar uma correta gestão de resíduos 
Implementar a reciclagem no local de trabalho, reduzir o uso de plásticos descartáveis e adotar uma política de papel zero (digitalização de documentos) são passos simples que podem fazer uma grande diferença, não só no dia-a-dia, como também a longo prazo.
  3. Adequar a escolha dos fornecedores 
Escolher fornecedores que adotem práticas sustentáveis pode reforçar o compromisso da empresa com a sustentabilidade e fomentar uma cadeia de valor mais “verde”.
  4. Incentivar ao uso de transportes eficientes 
Incentivar ao uso de transportes públicos, bicicletas ou boleias entre funcionários, bem como otimizar rotas de entrega podem contribuir para a redução da pegada ambiental da sua empresa.
  5. Sensibilizar através da educação 
Promover e disponibilizar workshops e formações sobre sustentabilidade para os seus funcionários potencia o aumento da consciencialização e envolvimento interno na temática.
  6. Apostar em produtos e serviços sustentáveis 
A aposta no desenvolvimento de produtos ou serviços que sejam amigos do ambiente ou que promovam a sustentabilidade pode atrair novos clientes e fidelizar os existentes.
  7. Comunicação transparente
 
Por fim, mas não menos importante, informar os clientes sobre as ações sustentáveis da empresa através de relatórios de sustentabilidade, redes sociais e campanhas de marketing é um potencial agente de fortalecimento da relação com o seu público. 
 

Encurtar o caminho rumo a um ambiente corporativo mais sustentável é tarefa de todos! 

A sustentabilidade tem vindo a assumir um papel preponderante para o futuro dos negócios a longo prazo, tanto como uma resposta às necessidades crescentes de responsabilidade ambiental, quanto como uma oportunidade estratégica para promover eficiência, inovação e competitividade. 
 
Conforme verificámos, as PMEs poderão, assim, desempenhar um papel crucial no desenvolvimento sustentável global, pois as suas ações coletivas podem gerar um impacto considerável. É deste modo que investir em sustentabilidade é investir no futuro, pois garante a longevidade dos negócios e contribui para um planeta mais saudável.  

Explore o nosso Diretório e deixe-se inspirar pelas diversas empresas já aderentes a modalidades sustentáveis de negócio! 

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