Estas férias, combine adrenalina, beleza natural e cultura local e explore um leque de oportunidades com a certeza de garantir uma estadia cheia de momentos memoráveis!
Desta vez, fomos à descoberta de como aproveitar a sua viagem aos Açores da melhor forma, de onde elegemos 7 atividades que não poderá mesmo perder!
1. Trilhos e Caminhadas
Os trilhos são variados, desde caminhadas fáceis até percursos mais desafiantes, permitindo que todos possam desfrutar da natureza.
Se se considerar com coragem para tal, poderá inclusive experimentar a incrível subida à montanha mais alta de Portugal, na ilha do Pico. A recompensa será um miradouro inigualável, a 2351 metros de altitude!
Outras sugestões de trilhos:
PR03 SMI - Vista do Rei
- São Miguel
- Circuito: Linear
- Distância: 7,7km
PRC02 SMI Praia – Lagoa do Fogo
- São Miguel
- Circuito: Circular
- Distância: 11km
- Faial
- Circuito: Circular
- Distância: 5km
- Terceira
- Circuito: Circular
- Distância: 6,2km
2. Observação de cetáceos
E porquê?
Porque no Verão, a abundância de alimento nas águas dos Açores atrai várias espécies destes animais, incluindo cachalotes, baleias de barbas e diversas espécies de golfinhos.
São Miguel, Pico e Faial são as ilhas mais populares para as excursões de barco que permitem a observação deste autêntico espetáculo da vida marinha.
- Aqua Açores (Ilha do Pico)
- Espaço Talassa (Ilha do Pico)
- Futurismo (Ilha de São Miguel)
3. Mergulho
O arquipélago dos Açores é conhecido pelas suas águas cristalinas e vida marinha diversa, tornando-o um destino de sonho para mergulhadores e iniciantes na modalidade. Locais como o Banco D. João de Castro, entre São Miguel e a Terceira, e também os Ilhéus das Formigas, perto de Santa Maria, oferecem experiências de mergulho únicas, com a possibilidade de ver tubarões, raias, moreias e uma variedade de peixes tropicais.
As condições de mergulho são geralmente excelentes durante o Verão, com boa visibilidade e temperaturas amenas.
- Açores Sub (ilha de São Miguel)
- Manta Maria (ilha de Santa Maria)
- Espírito Azul (ilha de São Miguel)
4. Canyoning
Por entre ribeiras, cascatas e desfiladeiros, vista um fato de neoprene e parta à descoberta das áreas mais remotas da ilha através do canyoning, onde as oportunidades de nadar em piscinas naturais serão mais do que muitas!
É uma experiência emocionante e uma excelente maneira de se conectar com a natureza açoriana.
5. Passeios de Bicicleta
Sugerimos-lhe várias ilhas açorianas onde poderá aliar o desporto à observação de paisagens de cortar a respiração!
Se é fã de passeios de bicicleta, poderá encontrar nos Açores diversas rotas adequadas a ciclistas de todos os níveis. As estradas tranquilas e bem pavimentadas, combinadas com paisagens deslumbrantes, tornam a experiência inesquecível.
Em São Miguel, a Lagoa das Sete Cidades e a Lagoa do Fogo são locais populares para esta prática, enquanto a ilha Terceira oferece rotas desafiadoras que circundam a Serra do Cume.
6. Exploração de grutas
Na ilha Terceira, o Algar do Carvão encanta com a sua cúpula imponente e lago cristalino, enquanto a Gruta das Torres, na ilha do Pico, impressiona como a mais longa gruta de lava de Portugal, com as suas formações de lava únicas.
As visitas guiadas a estes locais oferecem momentos diferentes, educativos e emocionantes, sendo uma oportunidade imperdível de testemunhar a beleza crua e a força da natureza subterrânea do arquipélago.
7. Banhos termais
Os banhos termais nos Açores são uma experiência revitalizante, proporcionada pela intensa atividade vulcânica das ilhas, onde a água quente e terapêutica faz as delícias dos visitantes.
As fontes termais naturais são ricas em minerais, oferecendo benefícios terapêuticos e de bem-estar, tendo como pano de fundo a natureza da ilha.
- Poça da Dona Beija (Furnas, São Miguel)
- Caldeira Velha (Ribeira Grande, São Miguel)
- Termas do Carapacho (Graciosa)
A resposta é: Todas!
Nove ilhas são, definitivamente, a conta certa para que regresse a casa fascinado com as suas férias de Verão!
Prepare-se para explorar as paisagens deslumbrantes dos Açores, observar a sua vida marinha, desafiar-se em aventuras emocionantes e relaxar em banhos termais...tudo enquanto desfruta do melhor que estas ilhas têm para oferecer.
A decisão mais difícil será mesmo escolher por onde começar!