O regresso às aulas é sempre um período repleto de entusiasmo, tanto para estudantes como para pais e até professores. Novos horários, novas rotinas, novos conhecimentos, entre outras novidades.
No entanto esta época acarreta, inevitavelmente, várias despesas, deixando pais e encarregados de educação à beira de um autêntico ataque de nervos, verdade?
Desde a compra de material escolar até à aquisição de roupas e equipamentos desportivos, os custos podem rapidamente atingir valores astronómicos!
Mas será que existem soluções para que o regresso às aulas não seja um verdadeiro atentado às carteiras dos adultos?!
Claro que sim!
Com algumas estratégias de reciclagem e reutilização, é possível reduzir significativamente estes gastos, para além de contribuir para um ambiente mais sustentável.
Acompanhe-nos ao longo deste artigo e conheça algumas formas práticas de poupar no regresso às aulas através da reciclagem e reutilização de diversos materiais!
Mas afinal, porque é tão importante reciclar e reutilizar?
A reciclagem e a reutilização de materiais não só ajudam a economizar dinheiro, como também promovem o cuidado com o meio ambiente. Reduzir, reutilizar e reciclar são princípios essenciais para minimizar o desperdício e conservar recursos naturais.
No contexto escolar, essas práticas podem ser incorporadas de várias maneiras, incentivando tanto a economia familiar quanto a educação ambiental dos mais novos.
Dicas para reciclar e reutilizar material escolar:
1. Rever o inventário de material de anos letivos anteriores
Antes de comprar novos materiais, faça um inventário do que já tem em casa. Muitas vezes, canetas, lápis, borrachas e outros objetos podem ser reutilizados de um ano letivo para o outro.
2. Reutilizar cadernos e papéis
O papel é um material que hoje, mais do que nunca, é imperativo reutilizar.
Verifique se há cadernos do ano anterior com páginas em branco que ainda podem ser utilizadas. Páginas usadas de um lado podem servir como rascunho ou para anotações.
3. Personalizar materiais usados
Em vez de comprar novos, personalize materiais antigos. Adesivos, tintas e tecidos podem transformar cadernos, mochilas e estojos, dando-lhes uma nova aparência e tornando-os únicos. Esta atividade pode ser um verdadeiro 2 em 1; para além de uma tarefa necessária, pode ser realizada pelas crianças de forma lúdica, ficando assim os materiais personalizados ao seu gosto!
4. Trocar livros didáticos
Deixe florescer em si o verdadeiro significado de comunidade! Organize trocas de livros didáticos entre alunos de diferentes anos letivos. Esta prática não só vai permitir economizar como promover a colaboração e o sentido comunitário entre miúdos e graúdos.
5. Utilizar embalagens recicladas
Artigos que já não utiliza como caixas de cereais, sapatos e outros recipientes podem ser transformados em organizadores de mesa ou estantes. Este tipo de projetos de bricolage pode até ser divertido e educativo para os mais novos, permitindo-lhes desenvolver e descobrir novas competências.
Projetos de Reciclagem e Reutilização
Com o objetivo de estimular a criatividade e a consciência ambiental desde cedo, desenvolver pequenos projetos em casa com as crianças é uma ótima forma de reciclar, reutilizar e de ensinar a sustentabilidade de forma divertida!
Apresentamos algumas ideias de atividades didáticas que permitem transformar materiais simples em objetos úteis, promovendo a aprendizagem prática e o respeito pelo meio ambiente.
Porta-lápis com rolos de papel higiénico
Aproveite os rolos de papel higiénico, decorando-os com papel colorido ou tecido para que possam ser utilizados como porta-lápis. Organização e reciclagem num objeto só!
Marcadores de página com retalhos
Utilize retalhos de papel, fitas e botões para criar marcadores de página personalizados. Estes itens são úteis e um ótimo incentivo à leitura para os mais pequenos!
Quadros de avisos com molduras antigas
Transforme uma moldura antiga num quadro de avisos. Basta cobrir o fundo com tecido ou papel de cortiça, criando um espaço perfeito para notas e lembretes. Não haverá lugar para esquecimentos!
Quais os benefícios de um regresso às aulas mais económico e ecológico?
Bem, de facto os benefícios são diversos. Numa altura em que, tanto o aumento do custo de vida quanto da geração de resíduos são uma realidade (1,6kg de lixo gerado por pessoa em 2020 – Fonte: Pordata), apostar numa realidade diferente para o regresso às aulas deixará satisfeitos tanto pais, encarregados de educação e alunos como o próprio ambiente, tanto a nível de educação ambiental, economia familiar, sentido comunitário e até na estimulação da própria criatividade e inovação!
Poupe na sua carteira…e no nosso planeta!
Como vimos através deste artigo, poupar no regresso às aulas é possível, recorrendo a estratégias simples de reciclagem e reutilização de materiais. Estas práticas não apenas aliviam o orçamento familiar, mas também promovem a sustentabilidade ambiental e educam as crianças sobre a importância da conservação de recursos.
Aqui, a criatividade não tem limites e será a sua maior aliada! Aposte na imaginação e no planeamento e veja como é possível transformar materiais antigos em artigos novos, úteis e esteticamente agradáveis, tornando o início do ano letivo uma experiência mais leve para todos.
Para mais sugestões, explore o nosso
Diretório e conheça outras ideias de poupança nesta fase fundamental de mudança!