Quando pensamos na época de regresso às aulas, imediatamente associamos à compra de livros escolares, cadernos, canetas e mochilas. No entanto, essa é apenas uma das vertentes desta altura do ano, porém a que mais sobressai, quer nos media quer nas próprias lojas físicas e online.
Mas a boa notícia é que também muitas outras empresas que não aquelas cuja finalidade é vender material escolar e livros poderão beneficiar da época de regresso às aulas.
Como?
Com o devido planeamento e criatividade, é possível tirar proveito desta época, tanto para atrair novos clientes, como para aumentar as vendas e fortalecer a sua marca.
Neste artigo, exploramos como empresas fora do tradicional mercado de livros e material escolar podem capitalizar usufruir do regresso às aulas, mostrando que esta oportunidade vai muito para além das papelarias.
Tecnologia e aparelhos eletrónicos
O primeiro setor que abordamos é quase óbvio. Isto porque em plena era digital, pautada por uma evolução tecnológica constante, os gadgets acabam por se tornar ferramentas essenciais para os estudantes.
Assim, as empresas em questão podem então aproveitar esta temporada para oferecer campanhas de descontos em dispositivos como laptops, tablets, smartphones e acessórios. Também os pacotes de softwares educativos podem ser oferecidos a preços mais baixos, aliando-se assim às necessidades dos estudantes de todas as idades.
Moda e vestuário
A moda é uma parte importante da vida de todos os estudantes nas várias etapas da vida pessoal e académica. Eis uma excelente forma de as lojas de vestuário e calçado capitalizarem este momento! A ideia será lançar coleções especiais de regresso às aulas, claro! Estas podem incluir roupas confortáveis e funcionais, adequadas para o ambiente escolar, bem como uniformes, roupas casuais personalizadas e, sem esquecer as aulas de educação física e as atividades extra curriculares, a roupa de desporto.
Se é proprietário de uma loja de roupa ou calçado, crie coleções limitadas ou produtos exclusivos. Estas ações poderão impulsionar significativamente as suas vendas, gerando um sentido de urgência e exclusividade.
A par destas iniciativas, tenha em conta a imagem da sua marca, procurando garantir que se mantém sustentável e socialmente responsável. Para o efeito, sugerimos campanhas de promoção da sustentabilidade, como descontos para quem reciclar roupas antigas, por exemplo.
Alimentação
Uma alimentação saudável é crucial para o bom desempenho escolar. Assim, as empresas do setor alimentar poderão oferecer promoções em alimentos e snacks saudáveis, atendendo às famílias que procuram lanches práticos sem descurar a nutrição.
Para além das tão adoradas promoções, os workshops de nutrição são sempre uma ótima ideia para atrair os consumidores, oferecendo dicas de alimentação que melhorem a concentração e a energia dos estudantes. Juntando o útil ao agradável, esta abordagem também poderá ajudar a posicionar a marca como uma aliada na procura de um estilo de vida saudável.
Ginásios e centros de fitness
Novo ano, novos hábitos, verdade?
Se é proprietário de um ginásio ou centro de fitnes, o regresso às aulas também é uma grande oportunidade! Poderá, por exemplo, lançar campanhas focadas em saúde física e mental e oferecer descontos em inscrições ou pacotes de aulas de forma a atrair novos clientes.
Transportes e mobilidade
Os transportes representam um papel fundamental na vida de muitos estudantes, permitindo que se desloquem de e para as instituições de ensino. É então este o mote perfeito para que as empresas do setor dos transportes possam capitalizar o regresso às aulas em bom!
Como? Oferecendo vouchers ou descontos em passes mensais e serviços complementares!
O incentivo ao transporte sustentável é também uma tendência em crescimento, pelo que promoções em bicicletas, scooters e acessórios de segurança poderão atrair estudantes e famílias que privilegiem transportes amigos do ambiente.
Saúde e cuidados pessoais
A saúde é outra das áreas com muito por onde explorar quando se trata de aproveitar a época de regresso às aulas.
Campanhas que ofereçam descontos em exames oculares, óculos, tratamentos dentários e produtos de higiene são especialmente importantes, uma vez que permitirão dar aos estudantes a confiança e o bem-estar de que precisam para enfrentar o novo ano letivo.
As empresas nesta área poderão também lançar kits de cuidados pessoais com produtos como cremes e champôs, especialmente indicados para o público jovem, que por norma está mais atento às tendências de cuidados de beleza. É caso para dizer que a beleza está sempre na moda!
Decoração e mobiliário
Por fim, e igualmente importante, manter um ambiente de estudo confortável e funcional é essencial para o sucesso académico. E é aqui que entram as empresas de decoração e mobiliário, com a possibilidade de promover campanhas que ofereçam descontos em artigos como secretárias, estantes ou cadeiras ergonómicas, por exemplo.
Se é proprietário de uma empresa de decoração ou mobiliário, arrisque em apostar também em serviços de consultoria de design de interiores, de forma a ajudar os estudantes a criar um espaço que seja tanto inspirador quanto eficiente.
E neste regresso às aulas, venham as boas notas…e os desejados lucros!
Como pudemos constatar, o regresso às aulas é uma oportunidade que pode ser aproveitada por diversos negócios, caindo por terra o mito de que apenas livrarias e papelarias podem aqui potenciar as suas vendas. Da saúde até ao mobiliário, passando pelos aparelhos electrónicos ou pela alimentação, todos poderão lucrar com a venda de produtos e serviços, impactando da forma certa os consumidores.
Jogue na antecipação e crie uma conexão com o seu público-alvo, disponibilizando-lhe formas de suprimir eventuais necessidades durante esta época. Desta forma, estará também a criar uma base de clientes fiéis para o futuro.
Seja criativo e desfrute dos resultados!
Espreite o nosso
Diretório e conheça os diversos tipos de negócios que integram a “comunidade” Páginas Amarelas!