As mudanças no shopping nos próximos anos
Atualmente, assiste-se a uma mudança em praticamente todos os setores, principalmente nos comportamentos e hábitos de compra do consumidor. Cada vez mais os grandes centros comerciais procuram estar sempre um passo à frente dos seus concorrentes para ganharem terreno num mercado mais competitivo. O shopping é uma das grandes alternativas que milhares de pessoas encontram para ir às compras e adquirir produtos como: vestuário, tecnologia, bens essenciais entre outros. As atividades crescentes destes espaços têm alterado as formas de atuação como forma de acompanhar todas as tendências. Desta forma, tanto os lojistas como os próprios centros comerciais têm de atrair o maior número de clientes, e potenciar ainda mais todo o tipo de gestão com o objetivo de aumentar as suas receitas. Assiste-se assim a uma reviravolta no comportamento do público-alvo e de todas as oportunidades que surgem de forma super-rápida e que se tornam difíceis de seguir. Será que espaços como o shopping conseguem acompanhar todas essas transformações sem ficar atrás da concorrência? A resposta é muito difícil, mas o ideal é manter-se sempre preparado de forma a atuar nas mudanças que surgirão no futuro.
Ficaste curioso? Para te ajudar deixamos as mudanças que o shopping poderá sofrer nos próximos anos! Assim, irás sentir-te muito mais preparado e conhecedor da atuação da estratégia de crescimento para o teu negócio e não só.
Descubra as transformações nos centros comerciais
Nos próximos anos, estes locais irão alterar por completo todas as suas ofertas existindo uma reestruturação por completo das mais variadas redes de retalhistas e dos respetivos lojistas. Para além disso, assiste-se a um aumento do uso do comércio digital que faz com que certos padrões de comportamento sejam alterados pois existe uma diferença entre a respetiva loja física e a loja online.
· Hábitos do consumidor
Vários estudos apontam para uma mudança nos hábitos dos consumidores que frequentam os centros comerciais e exige que os mesmos sejam abordados de forma diferente. Uma nova tendência cada vez mais real é o e-commerce que faz com que o volume de vendas no shopping tenha diminuído. A forma como as compras são feitas começam a aliar sistemas tecnológicos no seu processo. Assim, é exercida influencia na compra que parte também das opiniões, das sugestões da família e amigos e até por meio dos influenciadores digitais, pois grande parte dessas pessoas procuram diretamente marcas especificas nos centros comerciais.
· O poder do online
Outra tendência e talvez a que acontece com mais frequência é que quem faz uma compra na loja física de um shopping, realiza uma pesquisa sobre o preço e o produto através de um smartphone. Desta forma, acaba por existir uma forte união entre o comércio tradicional e o e-commerce. Assim, ir às compras faz com que a maior parte dos consumidores queiram experimentar os produtos antes de os adquirir, acabando por finalizar a compra em ambiente online. Esta é uma nova tendência no shopping pois diminui a necessidade de stocks na loja e faz com que todas as operações sejam mais práticas e a experiência totalmente nova. O poder do online está nas mãos de qualquer um!
· Novas experiências de consumo
Hoje em dia, ir às compras abre as portas a uma nova experiência de consumo como forma de atrair o consumidor. Existe assim uma maior proximidade entre a própria marca e o cliente que muitas das vezes é exercida através da internet. Procura-se uma conexão emocional e deixa de existir apenas uma relação de consumo! O shopping do futuro será muito mais que um espaço onde se pode ir às compras e passa a ser um local de convivência através da ligação de outros elementos como as redes sociais, site e as aplicações. Nos corredores e nas lojas dos centros comerciais a tendência é para usar cada vez mais o smartphone de modo a que sejam oferecidas inúmeras vantagens, pequenas ações de interação e promoções através da tua localização que fazem com que te mantenhas por mais tempo dentro do shopping e como consequência consumas mais.
· Espaços diferenciados e as lojas outlet
Os centros comerciais são muito mais que locais para se ir às compras. Agora, transformam-se em autênticos espaços de convívio e de entretenimento. Quem num dia muito aborrecido, nunca passou um pouco de tempo num shopping? Pois bem, é com estes aspetos que os administradores destes espaços comerciais consideram cada vez mais importante estes locais tornarem-se cada vez mais atrativos para os clientes. Desta forma, estes espaços passam a focar-se principalmente na interação com o cliente através da criação de zonas que suscitam o interesse e uma experiência totalmente diferente. Além disso, espaços como o outlet é uma tendência cada vez mais em voga, onde cresce um novo mercado de vendas a retalho onde produtores e até indústrias vendem os produtos diretamente ao consumidor. O outlet não é mais nem menos que lojas abertas presentes num shopping que recorrem à redução de custos de produtos de luxo e não só!
· Marketing sensorial
O marketing sensorial invadirá cada vez mais o shopping fazendo com que o cliente se sinta mais estimulado através de uma arquitetura totalmente diferenciada e espaços que estimulem todos os sentidos. Não é só o ir às compras, mas sim estimular as compras e fazer com que os consumidores recordem uma experiência positiva.
· Geração Millennial
As grandes mudanças irão incidir na chamada geração Z (millennials) considerada a que representará a grande parte dos consumidores daqui a uns anos. Para estes jovens, a experiência no meio digital é o mais importante ao contrário dos custos associados aos bens de consumo.
Como podes preparar o futuro? Uma coisa é certa, não existe uma fórmula secreta para estares preparado para todas estas mudanças. O processo é complicado e o mais importante é estares informado, manteres-te atualizado e conheceres bem todas as caraterísticas do público-alvo. O mundo não para e quem não acompanhar esta mudança nunca evoluirá!