Aparentemente, para alguns projetos, parece que a crise foi sinónimo de oportunidade. As iniciativas culturais e os seus profissionais aproveitaram esse período para lutarem diariamente contra a recessão e usam toda a sua energia para que a sua arte permaneça ativa.
É que a cultura faz bem ao espírito e inspira, principalmente, em tempos de crise. O público está a necessitar de novos projetos culturais e os que têm aparecido têm conseguido suprimir bem esta necessidade. Nos últimos tempos, têm sido inaugurados novos espaços culturais ou reabilitados espaços antigos para dar lugar à
cultura. Para preparares o teu próximo fim-de-semana, fica a conhecer alguns dos mais recentes espaços culturais que Lisboa e o Porto têm a oferecer.
Os mais recentes
O Chiado Underscore_ Espaço Bairro Alto Hotel é um projeto cultural, inovador e dinâmico, que têm como pilares o empreendedorismo e a criatividade. Pretende ser uma plataforma para a divulgação do trabalho de artistas jovens e emergentes, promovendo exposições, eventos e tertúlias numa atmosfera interativa.
O Chiado Underscore _ Espaço Bairro Alto Hotel começou por receber o trabalho da artista Inês Norton, que utilizou a instalação como meio de expressão na conceção das suas obras.
Horário: segunda a quarta das 10:30 às das 13:30 e 14:30 às 20:00, quinta, sexta e sábado das 10:30 às 13:30 e das 14:30 às 22:00.
Morada: Chiado Underscore _ Espaço Bairro Alto Hotel, Rua das Flores nº 100, Lisboa
O Atelier Museu Júlio Pomar nasceu com a aquisição de um antigo armazém nas Mercês por parte da Fundação Júlio Pomar. O projeto de reestruturação ficou a cargo do arquiteto Álvaro Siza e atualmente o Atelier-Museu acolhe várias de obras, doadas por Júlio Pomar.
O espaço encontra-se distribui-se por dois pisos, reunindo uma área central dedicada às exposições, duas reservas, zonas de serviço, escritório e receção. O exterior é envolvido por um pátio, que recebe os visitantes.
O espaço cultural é, acima de tudo, dedicado a Júlio Pomar, um dos artistas mais importantes da arte moderna e contemporânea em Portugal.
Horário: terça a domingo das 10:00 às 18:00
Morada: Rua do Vale, 7, São Bento, Lisboa
A Casa do Cinema é a sede de entidades como a Academia Portuguesa de Cinema, Associação pelo Documentário, DuplaCena, Lda., FESTin, entre outras. Desta forma, a Casa do Cinema é a nova morada das entidades responsáveis pela organização de festivais de cinema na cidade de Lisboa e de duas associações profissionais do sector.
Morada: Rua da Rosa, 277, 2º, 1200-385 Lisboa
A Casa da Prelada acolhe o Centro de Documentação da Santa Casa da Misericórdia do Porto, uma biblioteca, um laboratório de restauro, salas de exposições e de conferências.
A Casa da Prelada, desenhada por Nicolau Nasoni no século XVIII, é uma casa nobre, que foi residência da família Noronha de Menezes. Em 1903, D. Francisco de Noronha e Menezes, através do seu testamento, deixa a Quinta da Prelada à Santa Casa da Misericórdia do Porto, que tomou posse em 1904.
Ao longo do século XX, a Casa teve várias utilizações e hoje em dia constitui um polo cultural.
Morada: Rua dos Castelo, Rua do Monte dos Burgos e Rua de Santa Luzia, 4250-417 Porto
Outros locais a conhecer
Espaço Brasil
O Espaço Brasil foi criado após as celebrações do Ano Brasil em Portugal. Colorido, animado, aqui respira-se a Brasil. A programação musical está a cargo de Zé Ricardo e os espetáculos começam a partir das 21:00.
Horário: quinta a sábado das 14:00 às 24:00
Morada: LX Factory - Rua Rodrigues de Faria, 103 - Armazém L, Lisboa
KAIROS
KAIROS é um projecto criado em 2012 pelos arquitetos João Quintela e Tim Simon, em parceria com a empresa de betão pré-fabricado Gracifer. Pretende ser uma resposta ao contexto social e económico insustentável e inibidor, tendo como principais objetivos estimular, gerar e apresentar trabalhos de âmbito cultural no qual a questão do Espaço surge como temática principal e inevitável.
O pavilhão onde KAIROS se instalou pretende receber instalações de arquitetos e artistas plásticos pensadas especificamente e de raiz para este espaço, tirando partido e dialogando com as suas características e ambientes, através de uma visão própria e investigação pessoal.
Numa perspetiva em que KAIROS ambiciona afastar-se do circuito institucional de museus e galerias, o espaço pretende-se público, livre e aberto à participação e apresentação de propostas que possam integrar o calendário das exposições e potenciar o encontro, interação e cruzamento entre projetos de diferentes áreas disciplinares, portugueses e estrangeiros.
Morada: Lx Factory, Rua Rodrigues Faria, 103. 1300-501 Lisboa