Com um investimento mínimo e materiais básicos podes criar objetos inspiradores para a tua casa. A imaginação não tem limites, acredita! No início, a bricolage pode parecer um bicho de sete cabeças, com palavras como recuperar, pintar, renovar, furar, aparafusar,… Mas, deixa-te encantar com algumas ideias que preparamos para ti e põe em prática já hoje as tuas capacidades nesta área. Não há razões para não tentar e para não conseguir! Lojas onde podes encontrar os materiais necessários: Bricomarché ou Leroy Merlin.
Aqui vão três sugestões irresistíveis para uns dias diferentes e criativos:
- Recuperar um móvel:
Quem não tem um móvel em casa e gostaria de lhe dar um novo look? Sim, aquela mesa de apoio ou uma cadeira mais antiga! Dar uma nova vida a um móvel antes de o deitar fora é a atitude certa. Limpar, lixar e pintar numa cor que combine com a tua decoração. São os três passos para ter um móvel novo em folha. Uma pequena dica: troque os puxadores por outros mais originais… um detalhe muito giro!
Material que vai precisar: panos, esponjas e outros materiais de limpeza + lixas grossas e finas + espátulas + cola para madeira + massa para preenchimentos + tintas e vernizes + caixa de ferramentas. Mais informações e dicas aqui!
- Construir peças de mobiliário:
Precisa de uma mesa de centro? Ou de um banco para a entrada? Eu sei que o primeiro impulso é pensar no IKEA, mas criar uma peça única, uma peça nossa, não tem preço! Algumas ideias: construir uma mesa de centro com uma caixa de madeira ou paletes; ou ainda criar um novo tampo para a mesa da cozinha… partilha connosco o teu projeto!
- Criar o seu próprio cabide: Será que não falta um cabide na entrada ou no quarto? Mas, os cabides que encontras no mercado ou são muito dispendiosos ou muito pesados e altos, certo? Que tal um modelo mais leve, mais criativo e mais harmonioso: em madeira pintada ou não, com paus que pode encontrar num lugar especial para si e pendurado no teto... lindo! Outra versão de cabide no blog da Vanda Miranda: O pau que virou cabide!
O que achou das nossas ideias e inspirações? Se queres mesmo embarcar no mundo do artesanato e não sabes por onde começar, tenta a madeira como primeira opção. É um material fácil de encontrar e muito versátil, pois permite utilizar diversas técnicas, desde as mais simples, até outras mais complexas. Agora? Nada melhor do que colocar a mão na massa e ter a mente aberta!
Comunicar é a ‘minha praia’, quer seja em meios mais institucionais ou mais informais. Adoro um bom filme, boa música, uma viagem dentro ou fora do país, e sou apaixonada por terapias alternativas e receitas vegan.