Como ter uma rotina de cuidados de beleza mais sustentável?

A Casa Verde09 Set 2021
Acordar. Tomar banho, lavar o rosto, lavar a cabeça, lavar o corpo. Colocar tónico, sérum, creme de rosto. Desodorizantes, depois creme de corpo. E não podemos esquecer a maquilhagem.  São dezenas de produtos que se acumulam na casa de banho ou no quarto. Mais os acessórios, os cotonetes, discos de algodão.

Todos os anos as marcas lançam novos produtos e novas coleções, fazendo da industria da beleza uma das mais poluentes do mundo. Embalagens não recarregáveis, na maioria das vezes também não recicláveis, emissões de carbono, gastos com água... Já pensaste o que vai acontecer a todas essas embalagens quando os produtos acabarem? O que vai acontecer com as embalagens vazias?

Então, como podemos ter uma rotina de beleza mais sustentável?

A sustentabilidade é um assunto cada vez mais urgente, e a industria de beleza tem-se atualizado rapidamente, de modo a fazer parte desta luta por um futuro com menos lixo.  E com pequenas alterações e alguns cuidados na altura de comprar ou descartar os produtos utilizados, podemos realmente fazer a diferença e diminuir o impacto negativo das nossas opções de consumo. 

Slow Beauty


Slow Beauty, à semelhança do Slow Fashion, é uma conceito que nos pede para abrandar, repensar as nossas escolhas, e perceber que menos é mais. Em alguns casos isto pode significar que os produtos slow beauty podem ser mais caros do que os produtos de fast beauty, mas compensam a longo prazo. São na maioria das vezes mais rentáveis, duram mais tempo e poupam o meio ambiente.

Opta por produtos naturais


Começa por procurar produtos que sejam o mais naturais possível, feitos com os melhores e mais puros ingredientes. Óleos, manteigas, azeite, óleos essenciais, extratos de plantas, são ingredientes que vão respeitar a tua pele e o meio ambiente, pois vêm diretamente da natureza. Este tipo de produtos pode não apresentar resultados tão rápidos como os de fast beauty, mas serão muito mais duradouros. Marcas que procuram opções éticas, embalagens sustentáveis, que têm consciência ambiental, ecológica e social são sempre uma boa opção. 

Reaproveita as embalagens dos produtos


Já ouviste falar em Upcycling? Upcycling é simplesmente reutilizar, em vez de colocar na reciclagem. Por exemplo, o teu frasco de creme vazio pode tornar-se num frasco para guardar os teus brincos. E o spray do teu tónico, pode ser um bom spray para tratar das plantas. 

AA importância dos acessórios


Tão importante como a escolha dos produtos, é a escolha dos acessórios. Opta por ter menos mas de melhor qualidade. Por exemplo, em vez de teres dez pinceis ( a menos que sejas maquilhadora profissional e precises deles para o teu trabalho ) escolhe dois ou três que sejam versáteis e que possas utilizar em mais do que uma situação.  

Prefere discos de maquilhagem em pano em vez dos de algodão descartáveis. Também já existem algumas marcas com cotonetes reutilizáveis, que podem ser uma boa alternativa aos cotonetes convencionais. Em caso de precisares mesmo de cotonetes descartáveis, prefere os de cabo de papel ou bamboo. 

Resumo: menos é sempre mais. 


Pode parecer um cliché, mas é verdade. Ouvi muitas vezes em miúda que quem se veste de ruim pano, veste-se duas vezes no ano. E isso tem muita lógica. Escolher produtos melhores pode ser um pouco mais caro no ato da compra, mas são produtos que vão durar mais tempo e que vão ser melhores para ti e para o ambiente.
Autor
Loja de produtos ecológicos de origem e produção exclusivamente nacional. Temos detergentes ecológicos e biodegradáveis, e cosmética artesanal feita com os melhores Ingredientes puros e naturais. Principais produtos: - Detergente e amaciador roupa - Detergente chão, vidros, tira gorduras - Sabonete Natural - Champô Sólido - Creme Corporal - Bálsamo de Lábios - Óleos Essenciais
Artigos do mesmo AutorArtigos Recomendados